quarta-feira, 18 de maio de 2011

Onça Pintada


Pantera-negra
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Características: Comprimento: macho, até 1,80 mt. - fêmea até 1,30 mt mais a cauda de 0,80 centímetro.
Altura da cernelha: até 85 cm. 
Peso: até 115 Kg. 
Período de gestação: 95 a 111 dias.
Filhotes de 1 a 4 por ano
Hábito alimentar: Carnívoro; noturno e crepuscular 
Alimentação: Queixadas, tamanduás, antas, capivaras, entre outros.

Nome científico: Panthera onca

Características gerais:
 A onça-pintada é o maior felino das Américas. É robusta, pernas fortes, cauda curta e cabeça grande. A coloração é amarelada, com a presença de manchas negras espalhadas pelo corpo chamadas de rosetas. Os machos podem chegar a 2,40 metros de comprimento e pesar até 140 quilos.

Habitat:
 Pode ocupar tanto florestas quanto áreas abertas de campos e cerrados, desde que haja grande quantidade de alimento. Prefere ambientes próximos à água como, por exemplo, as matas ciliares.

Comportamento:
 É animal que vive sozinho, geralmente à noite, mas dependendo de sua necessidade pode caçar também durante o dia. Nada e sobe em árvores com facilidade. Demarca seu território com urina e fezes para que outras onças não o invadam.

Reprodução:
 A fêmea tem preferência pelo macho mais forte, ocorrendo assim feroz disputa entre machos nas épocas de acasalamento. Nascem de dois a quatro filhotes, cada qual com cerca de 800 gramas, que só abrem os olhos no décimo-terceiro dia de vida.

Alimentação:
 Alimenta-se de vertebrados de médio e grande porte, como capivaras, jacarés, antas, veados, catetos e queixadas, mas também de peixes e cágados. A onça ataca de surpresa. Após o abate, arrasta a presa para locais onde, em segurança, possa alimentar-se por vários dias.

Ameaças:
 Apesar de muito temida, a onça-pintada não é perigosa e foge da presença humana. A principal ameaça é a destruição de habitats pelo desmatamento. É espécie muito perseguida pelo homem em função da predação de rebanhos domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário